terça-feira, 22 de março de 2011

O Amor, Sempre o Amor...

Quando oiço falar de Amor, ou de Histórias de Amor, os meus ouvidos direccionam-se automaticamente, é uma coisa que não consigo evitar.
Este fim-de-semana ouvi uma história de um desencontro que nunca foi esquecido, e dentro de mim começou a surgir uma vontade louca de ajudar. De tentar mudar as coisas. Fiquei tolhida por algumas coisas que ouvi, ao mesmo tempo que me contavam esta história. Simplesmente não queria acreditar que alguém ainda pudesse ter um pensamento tão curto. Não aceito de ânimo leve as situações. Não consigo, não faz parte da minha essência. Sempre lutei até à exaustão por avançar, nem que se tratasse apenas de um milímetro. Mesmo que diante de mim estivesse o muro mais alto do mundo, eu tinha de sentir dentro de mim que tinha feito alguma coisa, por muito pouco resultado que isso produzisse na prática.
A história é de um velhote de 90 anos. Viúvo há 5. Nos tempos da mocidade que andava na tropa namorava com uma moça, de seu nome Laura, chamemos-lhe assim. Prometeu-lhe casamento mas por circunstâncias da vida, teve de quebrar a promessa. Quando terminou a vida militar, prometeram-lhe emprego, mas antes de aceitar qualquer oferta, pediu apenas que o deixassem ir à terra. Tinha saudades e queria matá-las. Essa ida mudou-lhe o trajecto, ou simplesmente não havia um destino para ele. Vou chamar-lhe de Rodrigues. Sr. Rodrigues.
Chegado à terra deixou-se levar por uma moça que o cortejou. Visitava a sua mãe com o pretexto de o ver, e ele não resistiu. Foram casados durante anos e anos. Tiveram 3 filhos. Há 5 anos ficou viúvo, mas certamente a Laura nunca o deixou viver em pleno. Não acredito, principalmente porque guardou religiosamente uma fotografia dela durante todos estes anos. Foi a um fotógrafo, reproduziu a fotografia antiga que tinha. Umas quantas tipo passe e um poster. Laura acompanha-o através da sua fotografia, para onde quer que ele vá. Ele acredita piamente que ela está viva. "Ela sempre foi muito saudável" - dizia ele...
O Sr. Rodrigues tem 90 anos, quantos terá Laura? Estará ainda viva? Será que algum dia o perdoou pelo facto de a ter deixado para trás com uma promessa por cumprir?
Adorava poder ajudá-lo, porque nestas coisas do amor, nunca se deve deixar nada por dizer. Não se deve sossegar enquanto tudo ficar claro. Gostava de ir à procura dela, mas não sei onde nem como. Só gostava de o ajudar. Dar-lhe uma resposta que fosse para isto. Acho que só desta forma,  ele vai conseguir respirar fundo, e olhar em frente. Com a alma tranquila. Porque aos 90 dias, ainda há muita coisa para viver…

1 comentário:

  1. a minha avó chama-se Laura e tem aproxidamente a mesma idade do "Sr.Rodrigues" mas não estava em Portugal nessa altura

    ResponderEliminar