quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ter Palavra,

Sou de ideias fixas. Sempre fui. Desde que me lembro de ser gente. A minha palavra sempre foi das coisas mais valiosas. Ontem veio-me à memória um episódio que ocorreu lá pelo ano 2000. Andava a tirar o Curso Técnico e a dada altura a professora de Gestão Comercial resolveu marcar um teste e ninguém concordou com ele. Prometemos todos, depois da distribuição da prova, levantarmo-nos e sair da sala. Eu inclusive tinha estudado. Mas prometi não a fazer. E assim cumpri.
Com a prova à frente, olhei em meu redor e vi todos os meus colegas com ar de medo. Pânico até. Eu estava com um peso na garganta aterrador, mas não voltei atrás. Tinha dado a minha palavra e havia de honrar o que havia dito. Todos encolheram os ombros. Mas eu não. Entreguei a prova em branco e saí da sala. Fui a única. Sem remorsos ou medo do que pudesse vir a seguir. A professora percebeu nitidamente de que material eu era feita. Ainda hoje temos o contacto uma da outra. E desde esse dia eu acho que ela ficou a gostar ainda mais de mim.
Não tive qualquer consequência por ter levado a minha ideia avante. Mais tarde deu-me um tema para fazer uma pesquisa e apresentar aos meus colegas. Correu bem e tive uma nota normalíssima. Não fui penalizada. Fui chamada ao Responsável do Curso sim e expliquei-lhe os motivos pelos quais me neguei a fazer o teste.
Hoje dá-me vontade de rir ao recordar-me. Porque a minha personalidade há 11 anos atrás já estava mais do que definida e acho que é por isso mesmo que me desiludo tanto. Simplesmente por ver tanta gente que deita conversa fora. Hoje dizem uma coisa e amanhã estão precisamente a fazer o contrário. Não quero com isto dizer que as pessoas não possam mudar de opinião, que podem com toda a legitimidade. Mas não é disso que falo. É de princípios. De ter palavra. Coisa muito rara nos dias que correm…

2 comentários:

  1. Tão rara... infelizmente para todos nós.
    DB

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez tenho de concordar contigo, e infelizmente neste tema das persolidades das pessoas, tens toda a razão! Eu sou mais assertiva e tento sempre manter a harmonia entre as pessoas. Mas, sim, eu já disse mais do que uma vez: As pessoas já não me vão desiludir. Errado! Muito errado! Continua a acontecer, cada dia menos. Sim, menos porque agora tenho a pestana mais aberta, e já não vou nas cantigas de antigamente. Facadas nas costas, já tive algumas...mas tento que não se repitam.

    ResponderEliminar